WINDOWS NT versus UNIX

Por Laércio Cruvinel

Artigos Anteriores

Aceder à Internet com o NT 4.0
[27/10/96]

Viroses em Ambiente Windows NT [06/10/96]

NT 4.0 vs. Windows 95
[22/09/96]
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|

Muitas empresas têm visto a integração entre seus equipamentos Unix e as plataformas Microsoft Windows, principalmente Windows NT, como um factor crítico para a evolução do negócio. Até que ponto o Unix e o Windows NT competem pelo mercado de servidores empresariais? A disponibilidade de processadores rápidos (Alpha e Pentium Pro) torna atraente a utilização do Windows NT no ambiente cliente-servidor. A vantagem posicional do NT para o aproveitamento das diversas opções de hardware - principalmente x86 - e a facilidade de integração com os PCs de secretária através do Office e do Backoffice, são factores que têm trabalhado a favor da Microsoft.
Para
partilhar ficheiros e impressoras, o Windows NT é claramente uma melhor escolha - tanto pelo desempenho quanto pela facilidade de administração.
O Windows NT em plataformas Intel tem contra si exactamente as
limitações da arquitectura, o que torna-se mais evidente na manipulação de grandes bases de dados e processamento OLTP. Isto é mais facilmente percebido ao comparar-se os servidores Unix e NT com os postos de trabalho - qual servidor tem mais semelhanças com seus clientes (e portanto com as limitações dos clientes)?


Ao lado do
preço mais competitivo, o Windows NT também tem vantagens na análise e administração dos dados, enquanto que para o Unix pode-se considerar a escalabilidade e robustez os principais méritos.
Então e o
SCO Unix a trabalhar em dois milhões de servidores? Aqui, a principal vantagem do NT é a facilidade de integração com o software e hardware já existentes (aplicações do Office estão instaladas em qualquer coisa como 85 a 90% dos PCs de secretária). O Unix é visto como um ambiente tecnicamente mais exigente - e portanto com uma razão mais baixa entre a produtividade e o custo.
No capítulo das
soluções de desenvolvimento, há uma nítida vantagem do NT, com ferramentas para criação rápida de aplicações. Destas, o Visual Basic e o Delphi são apenas exemplos, mas a lista é grande e abrangente. A tecnologia OLE também conta em favor do Windows NT no momento de integrar as aplicações customizadas com programas standard como o Excel, Word e Access, ou com aplicações especializadas de outros fabricantes. Para o Unix têm sido desenvolvidos mecanismos de partilha de objectos em rede, do qual o ambiente Neo da SUN é um bom exemplo - evidentemente está disponível para o ambiente Java. O Neo permite também integrar objectos OLE com aplicações e bases de dados na rede.
No capítulo da
Internet e intranets, o nome mais ouvido é o da SUN no que toca a standards. Junte-se isto com a entrada tardia da Microsoft nesta disputa (embora com a força e técnicas de um rolo compressor) e percebe-se porque o mercado ainda é amplamente favorável às soluções com Sparc. Esta situação tende a alterar-se na medida em que as intranets representam um potencial de vendas dezenas de vezes maior que a Internet e os próprios servidores de rede NT já existentes podem suprir as funcionalidades necessárias de processamento e interconectividade. É mais ou menos "compre um e leve dois" - outros produtos à parte (todo o software de servidor Internet para Unix é muito barato).
Mas a própria facilidade de desenvolvimento Internet ou intranet assusta alguns administradores de rede, visto que o processo pode ser viciante e levar ao exagero - o que terá impacto no próximo orçamento e pode desviar recursos dos objectivos primários das empresas.
Relativamente à
segurança, algumas das características standard do Windows NT são opcionais em sistemas Unix, ou encontradas somente em alguns deles; não há dúvida entretanto que a administração da segurança faz-se mais simplificadamente no produto da Microsoft.

Podem levantar questões e enviar sugestões para lcruvinel@pobox.com

Última actualização em 17/11/96. Este espaço foi gentilmente cedido por ALSIS, Lda.