Perguntem ao vento que passa...

 

O mercado da informática é um dos mais dinâmicos dos nossos dias. Já desdes os tempos de Sun Tsu, com a sua "A Arte da Guerra", se afirma que aquele que possui mais informação tem mais hipóteses de vencer. Claro que as companhias só publicitam aquilo no qual têm interesse. Graças à magia dos duendes, sabemos mais coisas, e gostamos de as partilhar consigo. Partilhe também connosco.


Win'95 Win'95: vendas triplicam em 96

A Dataquest anunciou as suas previsões para este ano. Segundo esta, o '95 triplicará as vendas este ano, atingindo os 62.7 milhões de exemplares (mais 18.8 M o ano passado). Nada mau, comparado com os 12 milhões de utilizadores de OS/2 (dos quais, segundo a IBM, apenas 6 milhões trabalham com o WARP. Mas isto das previsões tem que se lhe diga: segundo o Giga Information Group, o '95 apenas venderá 40 milhões. E segundo a IDC, serão vendidos 51 milhões de cópias do '95. Os duendes dizem que isto faz lembrar as previsões das eleições. De qualquer forma, todos concordam que a mudança do 3.1 para o 95 faz baixar os custos operacionais. E para evitar tantas opiniões, o Gartner Group acabou de comprar a Dataquest. Assim como assim, sempre é menos um a dar palpites.


Netscape Netscape: mais (uma vez) bugs...

"Se não os consegues vencer (aos hackers), contrata-os". Esta parece ser a filosofia da Netscape, ao contratar o chefe do grupo de cientistas de Princeton que tem contínuamente descoberto bugs na implementação da linguagem Java para o Netscape Navigator. O último bug permitiria a programadores mal-intencionados, através de páginas na Web aparentemente inofensivas, roubar ou destruir dados aos utilizadores que visitassem essa página. Tanbém esta semana, a Adobe anunciou o PrintMill, um produto independente da plataforma que permite localizar e gerir impressoras através da internet ou intranets, a partir de browsers. A Netscape está a tornar a plataforma (OS) irrelevante, o que constitui uma ameaça para a Microsoft. Será por isso, dizem os duendes, que na Netscape quem chamar browser ao Navigator é multado em $.25 ? Provávelmente era suposto chamarem-lhe sistema operativo...


Apple MacOS em plataforma Intel ?

Segundo Henry Norr, ex-editor da revista MacWEEK e co-autor do livro The Macintosh Bible, a APPLE devia desistir da sua parceria (?) com a IBM e portar o seu sistema operativo para plataformas INTEL (e muitos gurus e utilizadores concordam com ele). A APPLE tem sido leal à IBM e à Motorola com o PowerPC, esperando que ambos lançassem uma linha OEM de Mac's remarcados, mas a IBM falhou miserávelmente, deixando-a sózinha a lutar contra a realidade de facto chamada WINTEL. Os duendes concordam que a INTEL não é o inimigo, pois não fabrica software. Assim, uma parceria com a INTEL apenas fortaleceria a posição da APPLE no mercado. De qualquer forma, todos se estão nas tintas para a lealdade: a Procter & Gamble, a Ernst & Young e a própria divisão de Paging da Motorola (!) se estão a preparar para abandonar em massa a linha MAC, em favor da linha Wintel.


X Windows Nunca digam a palavra "X"

Broadway é o nome de código dos protocolos que estão a ser desenvolvidos pelo Consórcio X, os quais permitirão aos utilizadores invocar aplicações em UNIX ou NT e executá-las em browsers como se fossem X-Windows. Broadway será o oposto à linguagem Java, suportando gráficos dinâmicos, ao contrário do standard HTTP. Também incorporará segurança nas transmissões, e a transmissão de audio. A versão final é esperada em Agosto, e é integralmente suportada pela Digital. Entretanto a Microsoft, também ela muito empenhada na palavra "X" (ActiveX, OCX, DirectX), está a alargar as plataformas suportadas pelo seu browser, o Internet Explorer: correntemente disponível em ambiente Mac e Windows, anunciou que irá desenvolver o IE também para plataformas UNIX.


IBM IBM: o cântico do cisne ?

A IBM anunciou que as vendas do FSIOP (uma placa 486 add-on para o AS/400, onde brevemente irá correr o Windows NT) estão a correr bem, tendo sido vendidas já 1000 placas. Mas embora o objectivo principal fosse o suporte de Netware, o que seria um sucesso ao fazer a integração do AS/400 com Netware nas 1000 principais empresas, o trabalho revelou-se mais difícil do que parecia, e neste momento as placas estão a ser vendidas sem software (!). A placa FSIOP não é uma opção barata, e dizem os cínicos que a motivação principal da IBM é ter os utilizadores PC a guardarem os seus ficheiros e aplicações em caríssimos discos AS/400.


Antepassados remotos dos duendes:

Duendes de 26/04 - NT em AS/400, Apple e Windows 95 a $19.95 USD.

Duendes de 19/05 - Merlin, MacOS em PPC, Office Light e os hackers.


Última actualização em 09/06/96. Este espaço foi gentilmente cedido por ALSIS, Lda.

Doctor Bit Home Page Voltar à página principal do Doctor Bit